Receba nossa Newsletter

Waltercio Caldas, Daniel Senise e Luiz Aquila em debate na Art Rio

2 de setembro de 2011

Os artistas plásticos Waltercio Caldas, Luiz Aquila e Daniel Senise, que assinaram as ilustrações dos três primeiros volumes da coleção de livros River of January – O Rio de Janeiro visto pelos seus escritores, participarão de um debate no próximo dia 8, às 16h, no Píer Mauá. Eles falarão sobre a experiência de traduzir em imagens alguns dos principais autores da literatura brasileira. O encontro será realizado dentro da programação da Art Rio, feira de artes plásticas cuja primeira edição acontece entre os dias 8 e 11 de setembro.

Intitulado River of January – A prosa carioca em imagens, o debate será mediado por Sergio Mota, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e coordenador do Centro Cultural Justiça Federal, e terá como público-alvo pessoas interessadas em literatura, artes plásticas ou cultura em geral.

Lançada em abril de 2010 pela Editora Cidade Viva, a coleção River of January – O Rio de Janeiro visto pelos seus escritores, foi idealizada com o propósito de publicar edições bilingues de obras que buscaram revelar o espírito carioca nos últimos 200 anos. Todos os títulos são ilustrados por nomes que, além de serem referências nas artes plásticas do Rio de Janeiro, são capazes de dialogar de maneira original com o texto.

Sobre os participantes:

Daniel Senise: Nasceu em 1955 no Rio de Janeiro. Desde os anos oitenta, participa de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Trienal de Nova Delhi, no MASP e no MAM de São Paulo, no Musee d’Art Moderne de la Ville de Paris, entre outras. Tem exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, como o MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Museum of Contemporary Art, em Chicago e o Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México.

Waltercio Caldas: Carioca, nascido em 1946, realizou a sua primeira exposição, amadora, no início da década de 1960. Começou os estudos artísticos em 1964. Fez sua primeira individual no MAM, no Rio de Janeiro, e desde então já participou de dezenas de individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Já assinou cenários para peças de teatro e editou livros sobre o conjunto de sua obra. Tem esculturas permanentes espalhadas pelo mundo, como Omkring, exposta desde 1994 na cidade de Lerfjord, na Noruega.

Luiz Aquila: Nasceu em 1943, no Rio de Janeiro. Começou os estudos nos anos 60. Estudou pintura, xilogravura, gravura e litografia, no Rio de Janeiro, em Paris, em Portugal e em Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 70 exposições individuais e mais de 120 exposições coletivas no Brasil e no mundo. Lecionou em Portugal, Peru, Brasília, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, entre outras instituições mundo afora.

Sergio Mota: Doutor em Letras, com área de concentração em Estudos de Literatura Brasileira, pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Mestre e graduado em Letras pela Faculdade de Letras da UERJ.  É professor universitário há mais de dez anos. Professor da disciplina Comunicação e Literatura no curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Publicou diversos artigos sobre as relações entre texto e imagem. Foi ensaísta do suplemento “Idéias&Livros”, do Jornal do Brasil.

River of January – A prosa carioca em imagens

Sinopse: Artistas plásticos discutem a experiência de traduzir os principais escritores cariocas em imagens

Data: 8 de setembro, quinta-feira | Horário: 16h

Participantes: Waltercio Caldas, Luiz Aquila e Daniel Senise | Mediação: Sergio Mota

Organização: Editora Cidade Viva

Local: Art Rio: Píer Mauá: Av. Rodrigues Alves, s/n° / Armazéns 2 e 3

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (estudantes e maiores de 60 anos)

Você tem algo a dizer?

Seu e-mail NÃO é publicado e nem compartilhado com terceiros.
Campos obrigatórios estão marcados com *