O Instituto Cultural Cidade Viva, em parceira com o Instituto Light e com a coordenação técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC / SEC, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresenta o Inventário das Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense.


Os objetivos do projeto são: o aprofundamento dos estudos relacionados à arquitetura rural fluminense do ciclo do café e de suas estruturas produtivas e sociais; o reconhecimento da sua importância histórica e sócio-econômica na ocupação do território e na conformação da paisagem cultural da região; a divulgação desse conhecimento e do seu potencial como elemento indutor ao fomento do turismo cultural; a disponibilização, neste sítio da Internet, de todo o material produzido, das Fichas de Inventário ao Manual de Conservação Preventiva, passando por referências bibliográficas, iconográficas e arquivísticas.


O resultado deste trabalho permitirá aos governos em todas as instâncias, pesquisadores, professores, alunos, moradores e aos profissionais de planejamento traçarem planos embasados de desenvolvimento e crescimento desta importante região do estado do Rio de Janeiro.


Navegue por nossas páginas, usufrua este cabedal de informações e fale conosco. Sua opinião será muito valiosa para nós.

 

Textos 2010:

Abertura por Maria Regina Pontin de Mattos

Apresentação por Dina Lerner e Francis Miszputen


Introduções à 2ª edição:

Abertura

Apresentação por Dr. José Luiz Alquéres


Introduções à 1ª edição:

Apresentação por Marcus Antonio Monteiro Nogueira

Introdução por Dina Lerner

Passado Presente por Fernando Portella

Instrumento de Preservação Patrimonial por Mozart Vitor Serra