ANIMANDO A RUA LARGA

| Patrimônio Cultural e Ambiental|

data-local

Consultoria para revitalização e reordenamento da região da Rua Larga. Apoio para criação da Associação Polo Empresarial da Região da Nova Rua Larga, atual Polo Região Portuária. Pesquisa histórica e mapeamento dos imóveis tombados e com potencial de preservação e uso. Montagem do seminário Arrumando a Casa, para debate dos problemas e soluções locais. Edição do Mapa Pictográfico da região.

001

Elaboração de pesquisa histórica e iconográfica para implantação de um circuito com visitas guiadas e oficinas de história sobre a região. Criação e produção de um calendário cultural com a realização de Cantata de Natal na fachada do Colégio Pedro II, bailes no Beco das Sardinhas (quatro edições), exposição itinerante sobre a importância da Rua Larga (Central do Brasil, Centro Cultural Light e Metrô Rio), projeções mapeadas em fachadas históricas (como, por exemplo, a Igreja de Santa Rita) e intervenções urbanas. Edição do caderno Cultura & Cidadania, dentro do jornal Folha da Rua Larga. Criação do aplicativo bilíngue Animapa, com roteiros temáticos na Zona Portuária e realização de um Ciclo de Encontros que promoveu o debate sobre as transformações resultantes do processo de revitalização na região e que possibilitou a formação de uma rede permanente de parcerias.

002

Correalização: Instituto Light.
Patrocínio: Light e Secretaria de Estado de Cultura RJ – Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Parcerias: Engenharia Cultural, Polo Região Portuária, CDURP, Concessionária Porto Novo, SEBRAE/RJ, empresários, moradores e entidades que atuam na região da Rua Larga.

005

A região da antiga Rua Larga é palco de acontecimentos marcantes no processo de colonização e urbanização da cidade. Seu entorno, com ruas estreitas e inúmeras fachadas antigas, nos remete desde ao comércio de negros escravos no Valongo, no século XVIII, até a importantes momentos da história política e econômica do Rio, nos séculos XIX e XX.

003

004

Nesta região estão, entre outros ícones do patrimônio arquitetônico do país, o Palácio Duque de Caxias, o Palácio do Itamaraty, o Colégio Pedro II, a primeira sede da Casa da Moeda, a Pedra do Sal, o centenário prédio da Light e o tradicional comércio carioca.

007

 

008

Ao longo dos últimos nove anos, o projeto Animando a Rua Larga promove a disseminação e a preservação cultural da antiga Rua Larga (atual Marechal Floriano) e suas adjacências, inclusive a Zona Portuária, através da realização de atividades que envolvem artes integradas, cultura e tecnologia.

Gratuitas e abertas a toda a população, as atividades integram a região ao atual processo de revitalização do Centro da cidade do Rio de Janeiro.

 

O Ciclo de Encontros de 2015 apresentou cinco painéis inéditos.

009

010

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES!