Receba nossa Newsletter

Animando a Rua Larga promove visitas guiadas gratuitas atraindo novos públicos ao Centro do Rio

23 de agosto de 2012

O corre-corre de pedestres na Avenida Marechal Floriano vai dar lugar a um público mais contemplativo nas próximas semanas. O projeto Animando a Rua Larga, que desde 2010 vem organizando visitas guiadas pela região da zona portuária e adjacências, iniciou em 21 de agosto um novo roteiro: uma caminhada por toda a avenida, partindo do Centro Cultural Light, onde os grupos participarão de oficinas de história que servirão como uma introdução ao circuito, até o imponente edifício sede do Banco Central. Os passeios, abertos ao público e gratuitos, serão guiados por historiadores, que revelarão as curiosidades históricas e culturais da antiga Rua Larga.

Berço e palco de acontecimentos marcantes no processo de colonização e urbanização da capital carioca, a região da Rua Larga conta com um entorno de ruas estreitas e inúmeras fachadas antigas que remetem desde o comércio de negros escravos no Valongo, no século XVIII, até importantes momentos da história política e econômica do Rio, nos séculos XIX e XX. “Ao conhecermos estes locais, faremos uma viagem ao passado, para observar detalhes que no dia a dia nos passam despercebidos. Esta região é um importante retrato do Rio Antigo, que merece ser reconhecido e divulgado”, diz a guia e historiadora Priscila Melo.

Ao longo do trajeto, os visitantes passarão por pontos históricos como o Itamaraty, o Beco das Sardinhas e o tradicional Colégio Pedro II, além de conhecerem o peculiar comércio e os restaurantes da avenida.

Os passeios acontecerão nos dias 23, 25, 28, 30 de agosto e 01 de setembro, com saídas às 10h e às 14h. Cada grupo será formado por no máximo 20 pessoas. As vagas serão preenchidas mediante inscrição prévia pelo telefone do Instituto Cultural Cidade Viva: 2233 3690.

Animando a Rua Larga: o projeto, criado com o objetivo de dar continuidade ao processo de revitalização desta importante região do Rio, conta com patrocínio da Light, por meio de seu Instituto, e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. É realizado pela Folha da Rua Larga e pelo Instituto Cultural Cidade Viva e conta com apoio do Polo da Região Portuária e do Porto Maravilha. Reúne empresários, comerciantes e moradores locais com vistas à implantação de programas e eventos que ajudarão na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da região.

Serviço / Oficinas Guiadas e Visitas Guiadas pela Rua Larga

Datas: 23, 25, 28, 30/08 e 01/09, com saídas às 10h e às 14h

Preço: Grátis, mediante inscrição para reserva de vagas

Inscrições: 21 2233 3690. Vagas limitadas. Sujeito à lotação

Uma resposta para "Animando a Rua Larga promove visitas guiadas gratuitas atraindo novos públicos ao Centro do Rio"

  1. Participei de um dos eventos(Animando a Rua Larga) e amei. Indico a todos que gostam de história. Fui muito bem recebida no espaço light: os guias são nota 10. Quando acontecer outro evento do tipo lembrem-se de me convidar. Bjs

Você tem algo a dizer?

Seu e-mail NÃO é publicado e nem compartilhado com terceiros.
Campos obrigatórios estão marcados com *