Receba nossa Newsletter

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje

15 de outubro de 2012

Domingos Naveiro, diretor do INT, dá dicas de como aproveitar bem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre 15 e 21 de outubro

 

Em sua opinião qual é a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

A Semana Nacional de C&T é o principal evento de popularização da ciência no país. Realizada desde 2004 tendo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como promotor, ela acontece simultaneamente em todos os estados e em mais de 600 municípios brasileiros. Através dessa ampla divulgação, a população se aproxima dos temas científicos e tecnológicos, tendo oportunidade de enxergá-los como parte do seu dia-a-dia e não como uma realidade distante, fechada nos laboratórios, universidades e centros de pesquisas. Iniciativas como essa ajudam a sociedade a participar mais das discussões científicas, despertam vocações entre os mais jovens e abrem campo para a inovação, que acontece quando a pesquisa tecnológica é efetivamente repassada para o setor produtivo. Esse último aspecto, aliás, coincide com a própria missão do Instituto Nacional de Tecnologia, hoje fortemente voltado para a inovação e a transferência tecnológica.

O senhor destacaria alguma atividade específica na programação de 2012? Por quê?

As atividades da Semana acontecem de 15 a 21 de outubro em vários pontos da cidade. Destaco as atividades que acontecerão envolvendo o próprio INT, que tem sede nas proximidades da Praça Mauá, na Avenida Venezuela, nº 82. Na terça-feira (16), realizaremos, às 14h30, em nosso auditório uma palestra especial do ciclo Terças Tecnológicas, que contará a trajetória de 90 anos do Instituto nas pesquisas com biocombustíveis, mostrando desde os primeiros testes com um carro a álcool até o bioquerosene para aviação, desenvolvido recentemente com tecnologia inédita no mundo. Na quarta (17), teremos de 9h às 12h, a mostra de filmes Ver Ciência, e, das 14h às 16h, o evento INT de Portas Abertas, quando os alunos de escolas locais e o público em geral podem visitar alguns dos nossos laboratórios, conhecendo tecnologias como a prototipagem rápida, que imprime arquivos tridimensionais gerados no computador, e atividades como os testes que são realizados para a certificação dos preservativos masculinos. De sexta-feira (19) a domingo (21), das 9h às 18h, o INT participará da Tenda SESC, na Quinta da Boa Vista. Lá mostraremos vários de nossos projetos, como as novas embalagens que evitam o desperdício das frutas. Haverá também a participação de outras instituições – Fiocruz, Faetec, Impa, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu Nacional, Colégio Pedro II, Cetem, CBPF, Casa das Artes, Ciência Viva e SESC – apresentando suas atividades.

da redação

redacao@folhadarualarga.com.br

 

Você tem algo a dizer?

Seu e-mail NÃO é publicado e nem compartilhado com terceiros.
Campos obrigatórios estão marcados com *