Receba nossa Newsletter

A arte e o feminino por Anna Bella Geiger

8 de março de 2013

 

A artista foi uma das entrevistadas do livro “Judeus cariocas”, lançado pela Editora Cidade Viva

 

“Ser artista é uma segunda pele. A realidade brasileira veio para mim armando possibilidades de leituras que venho transformando e revelando. A questão de gênero aparece no campo da cidadania. Poucos trabalhos meus falam de gênero, mas são significativos.

 

A questão do gênero é muito forte e continua perpassando a arte das pessoas. Os preconceitos são grandes em relação à mulher e ao homem, no lugar das comparações. A questão do feminismo não serviu para mim como refúgio. Nos EUA muitas mulheres surgiram como artistas filmando situações cotidianas em suas casas. Participei de uma exposição coletiva no Centre Georges Pompidou, em Paris, intitulada Elle, que mostrava obras de artistas mulheres de diversas nacionalidades. O Brasil estava representado apenas por mim e Lygia Clark.

 

Acho que a complexidade no campo da arte extrapola as questões de masculino e feminino. Há artistas homens que têm pontos de vista desvinculados da condição de gênero, como Leonilson, Chico Buarque, Caetano Veloso e expressam esse arquétipo melhor do que muitas mulheres.”

 

Nascida na Glória, em 1933, vive hoje no Flamengo. Um dos irmãos da sua mãe, já morando no Rio, enviava cartas para a Polônia com fotos das praias cariocas dizendo “…se você quer um lugar onde nunca mais vai sentir frio, venha”. Seus pais, já casados, vieram. Estudou no Colégio Benjamin Constant, no Colégio Franco-Brasileiro e cursou letras na UFRJ. Artista plástica com formação no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, freqüentou o ateliê de gravura do MAM – Museu de Arte Moderna, onde mais tarde passou a lecionar, bem como na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É casada e mãe de quatro filhos.

 

Leia mais sobre a artista:

 

 

Editora Cidade Viva oferece hoje 20% de desconto em todo o site. Válido somente para clientes mulheres! Basta digitar o código MULHER ao efetuar a compra do livro desejado.  Promoção válida até o dia 15 de março de 2013. 

Você tem algo a dizer?

Seu e-mail NÃO é publicado e nem compartilhado com terceiros.
Campos obrigatórios estão marcados com *